Angelo Fontanive: Um renascentista italiano no Rio Grande do Sul

O artista plástico italiano Angelo Fontanive nasceu em Taibon Agordino, em uma pequena comunidade da Província de Belluno, no Norte da Itália, no ano de 1901. Ainda durante a juventude, Fontanive, demonstrando habilidades artísticas, ganhou uma bolsa para estudar na Accademia di belle Arti di Venezia, ficando em Veneza por cinco anos.

Angelo chegou ao Brasil em 1926, fixando residência em Bento Gonçalves e mudando-se em seguida para Sarandi. Em Vila de Speranza, atual Vespasiano Correa, o artista pintou por inteiro o teto da Igreja São João Batista em 1927.

Imagem: Auto-retrato

Gradualmente, além de pintor, ele passou a assinar projetos arquitetônicos como arquiteto construtor. Dezenas de igrejas foram marcadas com sua arquitetura, incluindo a Catedral Arquidiocesana de Passo Fundo. Neste mesmo período, ele fez os cálculos estruturais para a construção de armazenamento de grãos.

Em 1946, com o fim da Segunda Guerra Mundial, Fontanive pôde fazer publicidade de suas obras, tendo inclusive uma página inteira dedicada no Jornal Correio Riograndense. O grande diferencial do artista era reproduzir com fidelidade obras características do período renascentista, que até então só poderiam ser vistas na própria Itália.

Entre os maiores feitos de Angelo, destaca-se “Sposalizio della Vergine”, de Raffaello. Fontanive fez uma reprodução em óleo sobre tela perfeita, mas em um tamanho maior. A obra de Raffaello, exposta no Brera de Milão, mede aproximadamente 1,10 metros e é plana, enquanto a de Fontanive, em Putinga, mede 5 metros de altura e foi feita em uma cúpula, tornando a pintura extremamente mais complexa na execução.

Em 2022, um documentário de média-metragem do diretor Cleber Zerbielli, de Ilópolis, intitulado “De Roma para Putinga”, foi lançado com a intenção de promover o debate histórico nas cidades em que Fontanive produziu suas obras, valorizando o patrimônio artístico das cidades e a compreensão das obras pintadas. O filme pode ser encontrado no YouTube e já conta com mais de 16 mil visualizações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.