O que se sabe sobre o avião ATR-72 que caiu em São Paulo deixando 62 mortos

Na manhã desta sexta-feira (9), um avião modelo ATR-72, turboélice fabricado pela Avions de Transport Régional, caiu em Vinhedo, interior de São Paulo. Segundo informações do portal R7, a aeronave transportava 62 pessoas, e não houve sobreviventes.

O ATR-72, utilizado em rotas comerciais ao redor do mundo, incluindo o Brasil, é operado por companhias como Azul Linhas Aéreas e Voepass, sendo esta última a proprietária do avião que sofreu o acidente. Com capacidade para 68 passageiros, o ATR-72 pode alcançar uma altitude máxima de 10 mil pés (cerca de 3 mil metros) e atingir uma velocidade de até 510 km/h. A fabricante francesa é uma das líderes mundiais no setor de aviação, e o modelo é considerado seguro, apesar de algumas preocupações entre os passageiros.

A aeronave, que foi fabricada em 2010 e estava em situação regular junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), decolou de Cascavel (PR) às 11h58 e deveria aterrissar no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50. No entanto, a tragédia ocorreu às 13h28, quando o avião caiu no bairro Capela, em Vinhedo.

O portal R7 informou que a Voepass está apurando as circunstâncias do acidente, que envolveu o voo de número 2Z2283.

“A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.”
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.