Tendências Climáticas e Previsões
De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, os primeiros dias serão mais secos, favorecendo a formação de nevoeiros marítimos. Entre os dias 5 e 7, haverá uma variação de nuvens e condições de chuva, especialmente no Oeste e Sul de Santa Catarina, em cidades próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Nos dias 8 e 9, a passagem de uma frente fria trará chuva para as demais regiões, seguida por um declínio acentuado das temperaturas.
Na Serra, as temperaturas podem se aproximar de 0°C ou até negativar, enquanto no litoral as mínimas ficarão entre 6°C e 12°C.
Previsão para o Próximo Trimestre
A Epagri prevê que o próximo trimestre (agosto, setembro e outubro) terá chuvas próximas a ligeiramente acima da média climatológica no estado. Em agosto e setembro, a precipitação deve ficar dentro do esperado, com um aumento previsto para outubro. A média de chuva em agosto varia de 110 a 190 milímetros no Oeste, Meio Oeste e Planalto, e de 110 a 150 milímetros no Vale do Itajaí e Litoral.
Ciclones extratropicais deverão atuar com frequência entre o litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, trazendo ventos fortes e mar agitado, frequentemente resultando em ressaca e perigo para embarcações.
Previsão para Quinta-feira (1º de agosto)
– Litoral Norte: 12,7°C a 22,8°C – Sol com chuva no início e final do dia.
– Vale do Itajaí: 9°C a 21,8°C – Sol com chuva no início e final do dia.