
O PSD confirmou neste domingo (28), durante convenção partidária, o nome de Leonel Pavan como candidato da legenda à Prefeitura de Camboriú. A oficialização ocorreu na sede do Partido Social Democrático. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

Leonel Pavan (PSD) foi oficializado como candidato neste domingo (28), à Prefeitura de Camboriú, nas Eleições 2024 – Foto: PSD/Divulgação/ND
A convenção confirmou os seguintes partidos na coligação:
- PSD
- Federação PSDB/Cidadania
- Podemos
- PDT
O nome do candidato a vice-prefeito não foi divulgado. As legendas têm até 5 de agosto para fazer as convenções partidárias para confirmar os nomes.
Na convenção, Pavan destacou o compromisso com a população de Camboriú. Ele prometeu escrever uma nova história para o município.
“Quero governar para as famílias. Lamentavelmente Camboriú parece estar esquecida há tempos. (…) Eu serei o gestor que vai olhar o povo de frente. Quero e vou cuidar das pessoas”, disse Pavan.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.
Quem é Leonel Pavan, candidato do PSD à Prefeitura de Camboriú
Leonel Pavan, 70 anos, nasceu em Sarandi no Rio Grande do Sul em 07 de setembro de 1954. É casado há 43 anos com Maria Bernadete Pavan, com quem tem dois filhos, Juliana Pavan e Leonel Júnior Pavan.
Possui uma carreira pública de mais de 40 anos. Ele iniciou como vereador em Balneário Camboriú (1983-1988), posteriormente assumiu a prefeitura da cidade em dois mandatos (1989-1992 e 1997-2002).
Atuou como deputado federal (1995-1996), senador (2003-2007), vice-governador de Santa Catarina (2007-2010) e, brevemente, como governador do estado em 2010. Sua carreira continuou como deputado estadual de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2019.

Leonel Pavan é o candidato do PSD em Camboriú nas Eleições 2024 – Foto: Reprodução/Redes Sociais
Eleições 2024: O que faz um prefeito?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:
- Limpeza
- Iluminação pública
- Sistema de transporte urbano
- Serviços de saúde municipal
- Educação infantil e ensino fundamental
- Formação da guarda municipal
Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.