Com notas zero, Florianópolis entra em ranking das piores capitais em transparência no Brasil

Florianópolis foi classificada como uma das capitais com menor transparência no Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023, realizado pela Open Knowledge Brasil (OKBR). A capital catarinense ficou em 13º lugar entre as capitais do país.

O índice avaliou a disponibilidade e a qualidade dos dados abertos em quinze áreas: administração pública, assistência social, cultura, educação, esporte e lazer, finanças públicas, habitação, infraestrutura urbana, legislação, meio ambiente, mobilidade e transporte público, ordenamento territorial e uso do solo, saúde e segurança pública.

A pontuação do índice varia de 0 a 100% e é classificada em cinco níveis: Opaco (0 a 20%), Baixo (21% a 40%), Médio (41% a 60%), Bom (61% a 80%) e Alto (81% a 100%). Florianópolis ficou no nível “Opaco”, com uma média de 7%.

Em nove dos quinze tópicos avaliados, Florianópolis recebeu nota zero, indicando a ausência de dados abertos nas áreas de assistência social, cultura, educação, esporte e lazer, habitação, infraestrutura urbana, legislação, transporte público e segurança pública.

No ranking por categoria, a capital catarinense ficou em 24º lugar na transparência de dados sobre administração pública, com nota 3, superando apenas Campo Grande (MS) e Natal (RN), que também tiveram notas baixas.

A Prefeitura de Florianópolis, através da Controladoria-Geral do Município, explicou que o índice considera apenas “dados abertos”, ou seja, dados que podem ser baixados por meio de robôs. A administração municipal informou que já possui legislação sobre dados abertos e está implementando um novo Portal de Transparência, incluindo uma página de Dados Abertos que contempla receitas, despesas, licitações e contratos. No entanto, a pesquisa refere-se ao ano de 2023, antes da implementação do novo portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.