Prefeitura apresenta ações e escuta a comunidade na 1ª Reunião Comunitária 2025 do Bairro das Nações

A Prefeitura de Balneário Camboriú participou de um encontro com a comunidade do Bairro das Nações na noite de sexta-feira (23), em que foram apresentadas as principais ações realizadas na localidade. Durante o evento, também foi promovido o diálogo com os moradores, que puderam apresentar sugestões e demandas.

Estiveram presentes na 1ª Reunião Comunitária 2025 as forças de segurança, secretarias municipais de Saúde, Obras e Educação, além da prefeita Juliana Pavan. O encontro foi organizado pelo Conselho de Segurança e Cidadania do Bairro das Nações.

Em seu discurso, a prefeita destacou que o encontro não foi apenas para apresentar o trabalho que está sendo realizado pela gestão, mas também angariar informações sobre o que ainda precisa ser feito e melhorado para a comunidade do bairro.

“Governo não faz sozinho e dentro de um gabinete. Um governo eficaz, eficiente, se faz ouvindo, olhando, próximo às pessoas. Um governo sério e comprometido se faz assim, não é fugindo da população, eu tenho que estar próximo para ouvir onde estão os erros e onde nós precisamos acertar”, enfatizou Juliana Pavan.

A apresentação das ações iniciou com o secretário de Segurança e Ordem Pública e diretor-presidente da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann, que trouxe dados dos números de atendimentos e ocorrências registrados no Bairro das Nações – um total de 870 ocorrências pela Guarda Municipal e 861 pelos Agentes de Trânsito.

“Não existe planejamento de segurança sem ouvir os anseios da comunidade. Esse planejamento é muito importante para você poder ver as questões, principalmente ligadas a demandas de espaços públicos, de moradores em situação de rua, de indicadores de criminalidade. Às vezes, até a percepção de uma lâmpada queimada faz com que a sensação de segurança caia, e ouvindo do morador, você acaba tomando providência para consertar isso”, comentou o secretário.

No encontro, também foi apresentado o guarda municipal que ficará na função de supervisor do Bairro das Nações, fazendo uma ponte entre a comunidade e a Segurança.

Na sequência, a Secretária de Saúde, Aline Leal, apresentou o panorama de atendimentos realizados na região nos primeiros quatro meses de gestão. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Nações foi responsável por mais de 38 mil atendimentos.

Entre as ações realizadas pela UBS Nações, foram apontadas o Programa Saúde na Escola, grupo de gestantes, sala de espera com orientações de saúde, escuta qualificada, mutirões nos sábados de Dia D, atendimentos de saúde da mulher (DIU/Implanon), atendimentos da E-multi e horário estendido até às 21h.

“O governo da nossa prefeita Juliana Pavan está aproximando todas as principais secretarias da população, mostrando a importância de ouvir a demanda do Bairro das Nações, que é o segundo maior bairro de Balneário Camboriú. Aqui, as demandas, principalmente da saúde, são imensas, e a gente só consegue levar qualidade à nossa população através do que o pessoal do bairro nos traz”, enfatizou a secretária.

Na área da Educação, a secretária Maria Ester Menegasso falou sobre a união da comunidade escolar local e o esforço em melhorar não apenas as estruturas físicas, mas também o ensino dos alunos. Entre os projetos e programas desenvolvidos nas unidades de ensino, ela destacou o Esporte na Escola, desenvolvido no CEM Presidente Médici com atividades de Vôlei e Handebol.

A secretária ressaltou a importância de participar do encontro com a comunidade e como isso ajuda o governo a repensar e tomar providências, buscando novos rumos às ações que são e precisam ser desenvolvidas.

“Saber ouvir isso e ao mesmo tempo pensar em como fazer, eu penso que é um grande desafio nosso como gestor público, como administrador. Eu fico muito feliz por ter vivido esse momento de diálogo, de percepção da compreensão que a comunidade tem”, disse Maria Ester Menegasso.

A última apresentação foi realizada pelo secretário de Obras, Cristiano dos Santos, que apontou o compromisso da gestão em dar mais atenção aos bairros do município. O Nações foi o primeiro a receber a Secretaria de Obras Móvel, implementada neste ano, e o segundo a gerar mais ordens de serviço.

“O bairro das nações, desde o início do governo, está sendo assistido muito forte na parte pluvial, na parte de recuperações de manutenções, e já tem vários planejamentos e manutenção de parquinhos, dog parks, inclusive, planejamentos futuros para a requalificação asfálticas. Esse contato é primordial, porque a gente acaba detectando alguns problemas que a comunidade passa no dia a dia, e que a gente vai poder agora trazer a solução e dar aquele conforto que a comunidade tanto espera”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.