Durante a cerimônia, foram entregues três motosserras, avaliadas em cerca de R$ 10 mil, doadas pela Associação de Amigos da Segurança Pública (AASP) de Barra Velha, Penha e Piçarras. Os equipamentos vão reforçar as operações de resposta a emergências.
Também foi realizada a entrega simbólica das chaves do novo posto de guarda-vidas da Praia da Península. A estrutura foi construída em uma parceria entre o CBMSC e a iniciativa privada, em um investimento de R$ 20mil.
A cerimônia incluiu ainda a formatura da primeira turma do Programa Guarda-vidas Mirim de Barra Velha. Coordenado pelo cabo Magalhães, com apoio da Secretaria de Assistência Social, o projeto formou 25 crianças, entre 11 e 14 anos, que participaram de atividades sobre competências aquáticas e prevenção de afogamentos ao longo de três meses.
Ao final do evento, foi realizada a entrega da gandola e do mascote Biriba aos novos Bombeiros Comunitários de Barra Velha, simbolizando sua integração à corporação e o início das atividades.