As vítimas sofreram queimaduras de segundo e terceiro graus em quase 100% do corpo. A perícia do Corpo de Bombeiros vai apurar as causas da explosão seguida de incêndio.
O tonel estava ao lado da moto que o homem de 30 anos, irmão do dono da oficina, estava consertando junto com o adolescente de 14 anos. Uma faísca pode ter causado a explosão do combustível enquanto os dois trabalhavam no motor da motocicleta.
As vítimas foram socorridas por vizinhos do comércio até a chegada do Corpo de Bombeiros e do SAMU. O menino e o homem foram levados para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, onde estão internados. O estado de saúde do adolescente é o mais grave. Ele foi o primeiro socorrido pela ambulância do SAMU.
Além de socorrer as vítimas, os populares iniciaram o combate às chamas com extintores até a chegada do Corpo de Bombeiros. O fogo foi controlado pelos bombeiros e não danificou os imóveis vizinhos. A Polícia Civil também esteve no local para acompanhar o trabalho dos bombeiros e iniciar a investigação que irá apurar a causa do incêndio. O dono da oficina pode responder criminalmente pela presença do adolescente que estava trabalhando na oficina.
Na noite desta segunda, o Hospital Marieta confirmou que os dois estão internados, mas não informou se há previsão de transferência para uma unidade especializada em queimados. Santa Catarina tem duas opções: o Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, referência no atendimento de pacientes adultos com queimaduras, e o Hospital Municipal São José, em Joinville, que também oferece esse atendimento especializado.