Sargento que morreu em tentativa de resgate é homenageado durante cerimônia fúnebre

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) prestou homenagem ao sargento Anderson Martins Cardoso, de 52 anos, que faleceu no último sábado (1º) enquanto tentava salvar um homem em um rio na cidade de Tubarão, no sul do estado.

O corpo de Cardoso foi transportado pelo caminhão histórico do CBMSC para a cremação, que ocorreu no domingo (2). A cerimônia fúnebre teve início às 15h, com um cortejo que partiu do local do velório em Tubarão em direção ao local de cremação em Capivari de Baixo. Durante o trajeto, os militares prestaram honrarias, incluindo salva de tiros e a última continência ao sargento.

Em homenagem a Cardoso, todos os quartéis do CBMSC no estado realizaram um tributo simultâneo. Às 15h, no momento do cortejo em Tubarão, bombeiros militares e comunitários posicionaram suas viaturas em frente aos quartéis e prestaram continência com sirenes ligadas por um minuto.

O 2° sargento, que morreu ao tentar salvar um homem que se afogava em Tubarão, trabalhava na Secretaria de Proteção e Defesa Civil e era um dos principais líderes no enfrentamento a eventos climáticos na cidade, segundo o município. Anderson Martins Cardoso, de 52 anos, ganhou notoriedade na região após ter a história de amor com sua companheira retratada pelo programa Fantástico, em 2021. Durante um treinamento de combate a incêndios, ele pediu sua namorada em casamento. Segundo os socorristas, os dois se casaram. Além da esposa, ele deixa dois filhos.

Cardoso estava de folga no sábado e, ao passar pelo local em um carro de aplicativo, desceu do veículo para tentar resgatar um homem que teria pulado de uma ponte, segundo os bombeiros de Tubarão. Nenhum dos dois conseguiu retornar à superfície. Uma equipe de bombeiros foi chamada e localizou o corpo do militar durante a tarde. A primeira vítima não havia sido encontrada até domingo (2).
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.