Frente fria e massa de ar polar mudam o tempo em SC: previsão indica sol, chuvas leves e temperaturas em queda

O Laboratório do Clima (LabClima) da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), por meio do meteorologista Sergey A. de Araújo, informou que a passagem de uma frente fria entre a noite de quinta-feira (24) e a madrugada desta sexta-feira (25) trouxe chuviscos isolados para a região. A previsão para os próximos dias inclui mudanças graduais no tempo, com períodos de sol, nebulosidade e a chegada de uma nova massa de ar polar na próxima semana.

Nesta sexta, sábado e parte de domingo, o tempo será influenciado pela circulação marítima, o que garante bons períodos de sol. No domingo, o dia começa com céu aberto, mas a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva no fim da tarde ou à noite devido à aproximação de uma nova frente fria, prevista para atuar entre domingo e segunda-feira.

Na segunda-feira (28), a instabilidade será resultado da passagem frontal, com variações de nuvens e possibilidade de chuva fraca. A partir de terça-feira (29), uma massa de ar polar começa a atuar na região, favorecendo o predomínio de sol até quinta-feira (1), embora haja chance de nevoeiros ou chuviscos isolados nas madrugadas e noites.

Na sexta-feira (2), uma nova frente fria deve avançar pelo estado, com previsão de nuvens, sol entre aberturas e chuva fraca. O sábado (3) deve seguir com o mesmo padrão, enquanto o domingo (4) tende a ser mais ensolarado, com pancadas fracas ao final do dia.

Temperaturas

As temperaturas seguem agradáveis até o fim de semana, com mínimas entre 16°C e 18°C e máximas próximas de 28°C a 29°C. Na próxima semana, com a chegada da massa de ar polar, os termômetros devem registrar mínimas entre 12°C e 16°C e máximas entre 23°C e 26°C.

Ventos e condições do mar

Os ventos sopram de sudoeste e sudeste nesta sexta-feira. No sábado e domingo, predominam os ventos de noroeste e nordeste, mudando para sul e sudeste no domingo à noite. As rajadas devem variar entre calmaria e brisa leve, podendo ultrapassar 20 km/h. Na segunda-feira, há expectativa de rajadas mais fortes.

Nas praias, as ondas devem ser predominantemente de sudeste, com séries de até 1 metro. Em pontos como a praia central de Balneário Camboriú, as ondas devem variar entre leste e sudeste, com altura entre calmo e meio metro.

A imagem de satélite desta sexta mostra pouca nebulosidade sobre o litoral catarinense e a frente fria já se deslocando em direção ao estado de São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.