A ação visa desenvolver ações que promovam, fomentem e estimulem a inclusão de indivíduos ou grupos da sociedade. O evento itinerante deverá garantir o acesso a direitos, oportunidades e participação nas atividades sociais, culturais, esportivas, e a prática da cidadania.
O programa foi um pedido da prefeita à equipe de governo. “É nosso compromisso estar mais perto dos bairros. A retomada do Agito no Bairro é mais um passo para garantir uma administração comprometida com todos os moradores. Vamos visitar todas as comunidades e levar ações que promovam a inclusão, beneficiem a sociedade e garantam a participação dos munícipes”, afirmou.
O Agito no Bairro será realizado bimestralmente, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, com apoio das secretarias de Comunicação e Casa Civil. As demais pastas integrarão a programação do evento, dentro de suas prerrogativas administrativas. As ações desenvolvidas devem focar nas áreas: assistencial; cultural; desportiva; saúde e segurança; cidadania; e economia solidária.
O nome do projeto resgata uma ação que acontecia em Balneário Camboriú entre os anos de 1997 e 2008. Na época, o Agito no Bairro foi responsável pelo primeiro casamento coletivo, que atualmente faz parte das comemorações oficiais do aniversário da cidade.