Com duração até 18 de abril e carga horária total de 40 horas/aula, o curso terá atividades teóricas e práticas, realizadas tanto durante o dia quanto à noite. A capacitação conta com instrutores de diversas instituições de segurança pública e defesa civil, incluindo a Coordenadoria de Recursos Especiais do Rio de Janeiro (CORE/RJ), o Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE/RJ), Receita Federal do Brasil (RF/BR), Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB/DECEA), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Serviço Reservado da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Defesa Civil de Santa Catarina, e Guardas Municipais de Balneário Camboriú e Florianópolis.
O curso capacitará 18 alunos de diversas instituições, incluindo integrantes da Polícia Científica de Santa Catarina, Polícia Civil de Santa Catarina, Receita Federal do Brasil, Guardas Municipais de Balneário Camboriú, Itapema, Joinville e Itajaí, Secretaria de Planejamento de Balneário Camboriú, Fundação do Meio Ambiente de Camboriú e Defesa Civil de Joinville.
Durante a formação, os participantes serão avaliados em suas habilidades para operar Aeronaves Remotamente Pilotadas de nível 3, utilizando câmeras térmicas e equipamentos com alto poder de zoom. Eles serão preparados para planejar e executar missões em diferentes cenários, como desastres naturais, buscas em áreas de mata, reconhecimento, vigilância, aquisição de alvos e outras atividades previstas pelas normas legais vigentes.
“Este já é o segundo curso realizado pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em 2025. Após o sucesso do curso de inteligência e contrainteligência, concluído recentemente, formamos agora mais uma turma qualificada para operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas. Essa formação é essencial para monitoramento de atividades criminosas, resposta a deslizamentos e eventos climáticos, além de buscas e mapeamentos estratégicos. Para o município, é uma honra oferecer esse conhecimento, beneficiando diretamente a comunidade”, ressaltou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.
A aula inaugural contou com a presença do vice-prefeito Nilson Probst, dos vereadores Alessandro Teco, Ricardinho da Saúde e Samir Dawud, do presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Santa Catarina (FECONSEG), Dr. Valdir de Andrade, do diretor de ensino da FECONSEG, Carlos Alberto Pacheco, e do representante do Rotary Club, Roberto da Veiga.