O Departamento do Bem-estar Animal atua em conjunto com o programa Abraço Animal, sociedade civil e organizações protetoras, formando uma rede integrada que busca assegurar uma convivência harmoniosa entre humanos e animais.
Os resgates realizados através do Abraço Animal, incluíram um caso de maus-tratos, 13 casos de abandono e 12 animais vítimas de atropelamento. Também foram recolhidas 59 doações diversas, entregues 33 medicamentos provenientes de clínicas de manipulação à ONG parceira Viva Bicho, e distribuídos 54 pacotes de ração para dez lares temporários que acolhem animais resgatados. Além disso, o programa atendeu dez cães com banho e tosa.
De acordo com a diretora do Departamento de Bem-estar Animal, Ana Paula Bina da Silveira, o objetivo central é promover o bem-estar animal de maneira contínua e responsável. “Atuamos através de políticas públicas eficazes, incentivo à adoção, controle populacional por meio da castração e campanhas de conscientização sobre guarda responsável e combate ao abandono”, esclareceu.
A população pode acionar o serviço através da Central 153 sempre que identificar situações de risco aos animais.
Animais silvestres e marinhos
No caso de animais silvestres e marinhos, após o resgate, eles são encaminhados a locais adequados para reabilitação até que possam retornar ao seu habitat natural. Durante o ano, foram capturadas duas cobras-corais verdadeiras, uma cobra d’água, dois gambás, dois pombos e um enxame de vespas, além de um golfinho, três tartarugas e uma arraia.
Animais de grande porte
Animais de grande porte, como cavalos, recebem atendimento específico por veterinários especializados sempre que há demanda, garantindo segurança e cuidado apropriados.