Fundada em 5 de abril de 1884, Camboriú consolidou-se como um centro de trabalho e desenvolvimento. No século XX, a cidade ganhou o título de “Capital do Mármore”, por ter a extração de mármore e granito como uma das principais atividades econômicas do município.
A obra foi produzida com placas antigas de sinalização de trânsito e de ruas, pelo artista plástico Jaison Bittencourt. De acordo com ele: “Essa obra é um reconhecimento a todos os envolvidos nesta homenagem – autoridades, artistas, historiadores, organizadores e, principalmente, às famílias dos broqueiros, guardiãs dessa história tão significativa.”
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Leonel Pavan destacou o papel essencial que esses trabalhadores desempenharam no município: “Hoje, fixamos na Praça do Broqueiro um monumento que eterniza esse ofício essencial ao desenvolvimento de Camboriú. Uma obra de arte que não apenas homenageia esses trabalhadores, mas também se torna um marco histórico e cultural para as futuras gerações.