O encerramento ficou por conta da palestra ‘Mulheres, o empreendedorismo feminino e seus desafios em pleno século XXI’, ministrada pela diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, Anna Nienkötter.
De acordo com a diretora, a história da mulher e o empreendedorismo feminino estão diretamente ligados, e para falar de empreendedorismo, é essencial abordar a conquista de direitos ao longo da história e os obstáculos atuais para as mulheres que desejam empreender.
“Muitas enfrentam dificuldades, especialmente as mães, que precisam conciliar a criação dos filhos com o próprio negócio. O empreendedorismo surge como uma ferramenta de liberdade financeira, permitindo que elas trabalhem e conquistem autonomia, ainda mais hoje que é possível trabalhar de casa. A flexibilidade do empreendedorismo permite que elas administrem melhor suas rotinas sem a necessidade de um vínculo empregatício formal, garantindo mais controle sobre suas vidas e carreiras”, destacou Anna.
Para a coordenadora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam), e idealizadora do evento, Patrícia Rocha, realizar esse projeto é a concretização de um sonho. “Sou imensamente grata à prefeita Juliana Pavan por proporcionar essa oportunidade e reconhecer a importância do protagonismo feminino. Nosso objetivo é garantir que as mulheres sejam respeitadas e tenham seu espaço na comunidade. E essa conquista se fortalece com o apoio de todos, inclusive dos homens, que são aliados fundamentais nessa jornada”, ressaltou Patrícia.
Moradora do Bairro da Barra e empreendedora do ramo de emagrecimento, Juliana Ferreira de Andrade foi uma das participantes do evento. “Que experiência incrível e significativa. Ver as mulheres unidas, apoiando umas às outras, foi inspirador. Aprendemos muito com as palestras e saímos ainda mais certas de que é essencial o apoio às iniciativas que fortaleçam e motivem as mulheres a crescer, conquistar sua independência financeira e assumir o controle de suas próprias histórias”, afirmou Juliana.
A Semana da Mulher Empreendedora agora integra o calendário municipal, assegurando que, anualmente, a última semana de março seja dedicada a este importante evento. É realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenação de Empreendedorismo e Cooperativismo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, através do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher.