Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú distribui repelentes nas escolas

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú iniciou nesta última quinta-feira, dia 6, a distribuição de material informativo e repelentes nas escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, duas mil unidades do produto serão destinadas aos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e Centros de Educação Municipais (CEMs).

A ação, conforme explica a secretária Aline Leal, é mais uma estratégia para combater a transmissão da dengue e chikungunya no município. A secretária afirma que, além da distribuição dos repelentes, uma equipe da Vigilância Ambiental também capacitará o corpo docente referente aos principais cuidados para que os professores possam ser replicadores da informação para os alunos.

A primeira escola a receber os repelentes foi o CEM Presidente Médici, no Bairro das Nações. Já a capacitação será realizada durante reunião já programada com os gestores das unidades escolares. Os encontros estão divididos em duas etapas: a primeira delas acontece nesta sexta-feira, dia 7, e a outra será na segunda-feira, dia 10, na sede da Secretaria de Segurança.

Motocicletas

Outra ação anunciada pela Secretaria de Saúde foi a aquisição de novas motocicletas. Ao todo, são 23 novos veículos, sendo que 19 deles serão para uso da Vigilância Ambiental. “Estávamos sem nenhuma motocicleta e esta aquisição é fundamental para o trabalho de prevenção. Com as motos, os agentes conseguem se deslocar com mais rapidez e agilidade pelo município, realizando diversos tipos de atividades”, explicou o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz.

Casos confirmados

Boletim semanal emitido pela Vigilância Epidemiológica na sexta-feira (28) aponta 17 casos de dengue confirmados em Balneário Camboriú. Destes, 8 casos são autóctones, 1 importado e 8 indeterminados. Já referente à chikungunya são 4 casos: 2 autóctones, 1 importado e 1 em investigação.

A orientação é ficar atento aos sintomas e, caso persistam ou se agravem, procurar atendimento médico. Uma das opções é utilizar o serviço de Telemedicina, pelo WhatsApp 0800 888 6556 ou ligação para o mesmo número. Quem preferir, pode se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde.

Dengue

– febre alta;

– dores musculares;

– manchas vermelhas na pele;

– dor de cabeça ou atrás dos olhos.

Chikungunya

– febre alta;

– dor intensa nas articulações, podendo limitar os movimentos;

– inchaço nas articulações.

Ajude na prevenção

A Secretaria de Saúde reforça que a prevenção tanto da dengue quanto da chikungunya passa pela contribuição da própria comunidade. Neste sentido, reforça o pedido de colaboração de todos com os cuidados necessários.

As principais orientações para evitar a transmissão dessas doenças são:

– esvaziar garrafas, potes, vasos e deixá-los tampados ou virados para baixo;

– guardar pneus em locais cobertos;

– limpar bem as calhas de casa;

– manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados e limpos;

– colocar areia nos pratos de vasos de planta;

– amarrar bem os sacos de lixo;

– não acumular sucata e entulho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.