Quer doar para o RS? Veja os pontos de coleta em Itajaí e região

Uma onda de solidariedade invadiu cidades catarinenses na arrecadação de donativos para as pessoas afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS), nos últimos dias. O Estado gaúcho sofre com fortes chuvas que começaram no último dia 27 de abril, e ganharam força na segunda-feira (29).

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, neste domingo (5) às 12h, pelo menos 88.019 pessoas estão desalojadas em 334 municípios afetados pelas chuvas, chegando ainda a 75 mortes confirmadas.

Imagem mostra ponto de doações para o RS em Itajaí

Cidades como Itajaí e grande parte da região do Litoral Norte se unem com pontos de doações para o RS – Foto: Greice Sizemel/NDTV

Itajaí e grande parte da região do Litoral Norte de Santa Catarina instalaram pontos de coletas de doações para as famílias afetadas pelas enchentes. Até a Marinha do Brasil uniu forças para prestar apoio aos gaúchos.

Em Itajaí, um dos principais pontos de coleta são:

  • ACII Itajaí – Rua Hercílio Luz, 381, Centro
  • CDL Itajaí – Rua Lauro Muller, 229, Centro
  • Univali – R. Uruguai, 458 – Centro

Onde doar para o RS em Balneário Camboriú

O Instituto Playing For Change em parceria com a NDI Importação e Exportação, DM Share Flights e a ZAH estão arrecadando doações para destinar ao estado vizinho.

Um avião está sendo usado na operação, destinando recursos para o Aeroporto de Garibaldi, onde dois helicópteros se encarregam pela distribuição dos mantimentos e medicamentos na região do Vale do Taquari.


Empresários de Balneário Camboriú usam estrutura de empresas para enviar doações ao RS – Vídeo: Reprodução/ND

Além da distribuição de ajuda humanitária, as aeronaves também prestam assistência para transportar pessoas que necessitam de tratamentos hospitalares de rotina, como hemodiálise.

Pelo menos duas viagens já foram feitas somente com medicamentos comprados e distribuídos pela NDI Importação e Exportação. “Precisamos de mais remédios e combustível. Toda a ajuda que estamos prestando só irá cessar quando tudo estiver em ordem, até lá nossas aeronaves estarão à disposição destas cidades”, garante Alan Eccel.

  • Coleta de doações em Balneário Camboriú – SC: NDI Importação e Exportação R. 1101, 60, 10° Andar, Centro, Balneário Camboriú – SC
  • FG Empreendimentos: na Avenida Brasil, 2.260, no Centro de Balneário Camboriú. A empresa é uma das que disponibilizou a própria aeronave para ajuda humanitária.

Porto Belo:

  • Aeroporto Costa Esmeralda: Acesso BR-101, KM 156, Rua Aliatar Silva, Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda – Sertão de Santa Luzia.

Itapema:

  • Marina Jet LIFE: Rua 109 D, 5 – Canto da Praia.

Camboriú

A Prefeitura de Camboriú, por meio da secretaria de Proteção e Defesa Civil, informou que a partir de sexta-feira (3) até esta terça-feira (7) está acontecendo uma ação de apoio aos atingidos no Rio Grande do Sul.

Bombeiros de Santa Catarina prestam apoio às vítimas do RS – Foto: Bombeiros/Divulgação

Quem quiser participar pode colaborar doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e água, que podem ser entregues na unidade escolar municipal mais próxima.

Além disso, quem quiser participar também pode fazer a doação no:

  • Gabinete do Prefeito
  • Paço Municipal
  • Unidade de atendimento ao cidadão – na rua Monte Agulhas Negra, 680, no bairro Monte Alegre.
  • Além da sede da Defesa Civil, localizada na rua São Paulo, anexo ao Corpo de Bombeiros e a Casa da Cidadania.

Penha

Penha, por meio da secretaria de Assistência Social e Departamento de Defesa Civil, também mobiliza campanha de arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul, atingido pelas fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Estado.

A arrecadação será feita a partir desta sexta-feira (4) até terça-feira (7), das 08h às 18h, na secretaria de Assistência Social que fica na avenida Eugênio Krause, nº152, Centro.

Itens como alimentos, água potável, de higiene, colchões e roupas de cama são aceitos.

Navegantes

A partir de domingo (5), o Aeroporto de Navegantes recebe alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão doados às pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

As pessoas poderão colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado na área de check in ao lado do canal C. Todo o material será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.