Catarinense que antecipou ataque em rede social realiza explosões na Praça dos Três Poderes; ataque deixa um morto

Duas explosões abalaram Brasília na noite desta quinta-feira (13), resultando na morte de uma pessoa e na evacuação do Supremo Tribunal Federal (STF). A primeira explosão ocorreu por volta das 19h30, próxima à Câmara dos Deputados, e, 15 minutos depois, outra detonação foi registrada nas proximidades do STF, cerca de 500 metros da primeira.

O carro envolvido na explosão na Praça dos Três Poderes estava registrado no nome de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, ex-candidato a vereador em Rio do Sul, Santa Catarina. Conhecido como Tiü França, Francisco havia compartilhado, em redes sociais, mensagens sugerindo ataques com explosivos contra políticos, a quem se referia como “comunistas de merda.”

De acordo com testemunhas, um homem chegou ao local com dois artefatos explosivos e arremessou um deles em direção à estátua “A Justiça,” em frente ao prédio principal do STF. A segunda bomba teria explodido em sua mão, resultando em sua morte. A Polícia Militar do Distrito Federal informou que o carro de Francisco continha explosivos caseiros, embora eles não tenham detonado completamente.

A área foi isolada, e o STF confirmou em nota que todos os ministros e servidores presentes foram retirados do prédio em segurança. Segundo a Polícia Militar, ainda há investigações em andamento, com a Segurança do STF colaborando com as autoridades do Distrito Federal.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.