Segundo o novo acordo, o prazo para a conclusão e inauguração do espaço é até o dia 20 de julho do ano corrente. Após a inauguração, a gestão do Centro ficará a cargo da Federação Catarinense de Futebol, que será responsável pela manutenção e conservação do local, sem custos para o município.
Como contrapartida pela concessão de uso do imóvel, o município terá acesso ao Centro para a realização de atividades no âmbito esportivo e comunitário. Entre os benefícios estão a disponibilização do espaço para as escolinhas de iniciação esportiva da Fundação Municipal de Esportes (FME), dois dias por semana, em tempo integral, além do uso noturno nestes mesmos dias para competições do esporte amador municipal. Jogos comunitários e outros eventos poderão ser realizados nas tardes e noites de sábado.
O contrato de concessão do espaço prevê o uso por 50 anos a contar da data de assinatura da repactuação, com possibilidade de renovação por igual período, mediante interesse e novo acordo entre as partes.
Sobre a obra
Como parte do legado da Copa do Mundo de 2014, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) destinou US$ 100 milhões para a construção de Centros de Desenvolvimento do Futebol em estados que não sediaram partidas do torneio. A proposta visava criar estruturas voltadas à formação de novos talentos e ao fortalecimento do futebol brasileiro.
Em Balneário Camboriú, a CBF recebeu, em 2022, a concessão de um terreno municipal com 11.340,65 m², localizado ao lado do Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta, para a construção de um desses centros. A cessão foi autorizada pela Câmara de Vereadores por meio da Lei Municipal nº 4.689/2022, que estipulava o prazo de dois anos para a conclusão da obra. No entanto, esse prazo expirou em 13 de outubro de 2024 sem que a construção fosse finalizada.