O encontro faz parte de uma série de palestras mensais, com foco na prevenção da violência e na conscientização da comunidade sobre questões culturais e jurídicas relacionadas ao tema. Além de informar sobre o que configura violência e os índices de ocorrência em Camboriú e no Brasil, a palestra também orientará sobre locais de apoio e canais de denúncia, destacando como homens e mulheres podem contribuir para a redução desses casos na sociedade.
A programação para os próximos encontros já está definida, com palestras previstas para os dias 9 de dezembro, 13 de janeiro, 10 de fevereiro, 10 de março e 14 de abril. Entre os temas abordados nas palestras, estarão o fortalecimento e união das famílias, a prevenção contra atos de violência previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), os efeitos das violações de direitos no ambiente familiar, locais de apoio para vítimas e a responsabilidade social de cada cidadão sobre o tema.
O evento visa sensibilizar a comunidade para a importância do combate à violência doméstica, promovendo a educação e a participação ativa no enfrentamento desse problema.