O evento é considerado pelas organizadoras como o maior torneio de padel para mulheres do Brasil. Ao todo, 468 mulheres vão participar da competição que terá sorteio de brindes, mimos, momentos de integração, música ao vivo, entre outros atrativos.
O TPM integra mulheres de diversos estados do país e, inclusive do exterior, para um torneio único e a entrada é gratuita para a população que quiser assistir. O evento não tem fins lucrativos e, neste ano, irá contribuir com o Projeto Luz, de Curitiba (PR), por meio do brinde que será entregue às participantes. O torneio também solicita a doação de um brinquedo para repasse a uma entidade beneficente da região.
Em todas as sete edições do torneio, mais de 2 mil mulheres já participaram da competição. Sem fins lucrativos, o TPM busca incentivar o padel e oportunizar momentos de lazer e descontração para mulheres. A iniciativa também tem cunho social e arrecada donativos para distribuição a entidades da região. Na sétima edição, em 2023, a competição reuniu 228 duplas (456 mulheres) de diversos locais do país.