Milei e Bolsonaro participarão de evento em BC; Lula cancela visita a Itajaí

O presidente da Argentina, Javier Milei, estará em Santa Catarina neste sábado (6), para participar da Conferência Política de Ação Conservadora (Cpac) Brasil, um fórum conservador coordenado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A presença de Milei na conferência foi confirmada pelo porta-voz presidencial, Manuel Adorni, ao jornal argentino La Nacion.

A participação de Milei na Cpac contrasta com sua ausência prevista na Cúpula do Mercosul, que ocorrerá no dia 8 de julho em Assunção, Paraguai. Ele não deve se encontrar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que é considerado uma descortesia e até uma provocação diplomática, já que um chefe de Estado estará em solo estrangeiro sem se encontrar com o governante no poder.

Enquanto isso, o presidente Lula cancelou sua visita a Santa Catarina, que estava prevista para o dia 6 de julho. Ele deveria acompanhar a reinauguração do porto de Itajaí, agora sob o comando da JBS. Embora sua presença não tenha sido oficialmente confirmada, interlocutores indicavam que ele estaria presente na reabertura.

O porto de Itajaí está sem operações há pelo menos 18 meses. Após vários impasses, as operações no local serão retomadas. A reinauguração ocorrerá com a chegada de um navio de contêineres, trazendo um carregamento de dois mil veículos da montadora chinesa BYD, distribuídos em 700 contêineres.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.