Saúde mental: Prefeitura de BC amplia equipe de psiquiatras na rede municipal

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Saúde, ampliou o número de psiquiatras na rede municipal. Foram realizadas cinco novas contratações, com quatro profissionais já atuando nas unidades e o quinto com previsão de início para a próxima semana. Até então, apenas dois psiquiatras atuavam no município.

Os psiquiatras contratados foram direcionados para atender as demandas específicas das unidades de saúde. Eles estão alocados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Atenção Psicossocial e Posto de Atenção Infantil (PAI), de acordo com as necessidades e especializações de cada local.

“Com o aumento da equipe, vamos fortalecer e melhorar o atendimento à saúde mental no município. Além disso, pretendemos também reduzir as filas de espera, permitindo um atendimento mais ágil e especializado, com cuidados mais individualizados para os pacientes”, ressaltou a secretária de Saúde, Aline Leal.

Atendimentos

Atualmente, o CAPS AD realiza cerca de 1,5 mil atendimentos mensais e o CAPS II aproximadamente 2,5 mil. Há cerca de 600 pessoas adultas aguardando atendimento no ambulatório e mais de 30 crianças na fila de espera para serem atendidas no PAI.

“A ampliação da equipe também vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida destes pacientes, pois poderemos oferecer a eles suporte adequado para transtornos como depressão, ansiedade e dependência química”, ressaltou a diretora da Divisão de Saúde, Ana Zanchet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.