A participação de Milei na Cpac contrasta com sua ausência prevista na Cúpula do Mercosul, que ocorrerá no dia 8 de julho em Assunção, Paraguai. Ele não deve se encontrar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que é considerado uma descortesia e até uma provocação diplomática, já que um chefe de Estado estará em solo estrangeiro sem se encontrar com o governante no poder.
Enquanto isso, o presidente Lula cancelou sua visita a Santa Catarina, que estava prevista para o dia 6 de julho. Ele deveria acompanhar a reinauguração do porto de Itajaí, agora sob o comando da JBS. Embora sua presença não tenha sido oficialmente confirmada, interlocutores indicavam que ele estaria presente na reabertura.
O porto de Itajaí está sem operações há pelo menos 18 meses. Após vários impasses, as operações no local serão retomadas. A reinauguração ocorrerá com a chegada de um navio de contêineres, trazendo um carregamento de dois mil veículos da montadora chinesa BYD, distribuídos em 700 contêineres.