Inverno terá poucas chuvas e temperaturas acima da média em Santa Catarina

O inverno de 2024 começará oficialmente às 17h51 do dia 20 de junho e se estenderá até setembro, com expectativas de chuvas reduzidas e temperaturas acima da média em Santa Catarina, conforme previsão da Epagri/Ciram. Esta estação, determinada por cálculos astronômicos, trará mudanças climáticas significativas. O início será marcado por frentes frias nos dias 20 e 23 de junho, trazendo chuvas para o estado no final do mês. Contudo, julho e agosto devem apresentar uma distribuição irregular de precipitações, com períodos de escassez e valores abaixo da média histórica.

Meteorologistas alertam que, apesar da redução geral nas chuvas, os episódios de precipitação tendem a ser intensos e concentrados, principalmente devido a frentes frias e sistemas de baixa pressão. Ciclones extratropicais próximos ao litoral Sul são comuns nesta época, aumentando o risco para embarcações devido a ventos fortes e mar agitado, o que pode causar ressacas. As chuvas, quando ocorrem, podem vir acompanhadas de temporais com forte atividade elétrica, granizo e ventanias, alternando com períodos mais secos.

Quanto às temperaturas, o inverno promete ser mais quente do que o habitual. Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que, mesmo em um ano de La Niña, que tradicionalmente traz mais frio a partir de junho, o padrão recente tem mostrado invernos menos rigorosos. A média de temperaturas pode ficar acima do esperado, mas ainda dentro do que é considerado frio para a região. Neve, embora menos frequente em invernos amenos, ainda pode ocorrer em um a três episódios, especialmente associada a massas de ar frio que atingem o Planalto Sul. Períodos de calor acima de 30ºC, conhecidos como “veranicos”, e nevoeiros frequentes também são esperados, caracterizando a variabilidade do inverno catarinense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.