A iniciativa, realizada no início da semana, faz parte do projeto “A Pedra do Ovo”, desenvolvido pelas professoras Graziela Vita Souza, Pamela Motta Abranjo e Claudia Luana Ferreira, sob a supervisão de Michele Mendes. De acordo com as profissionais, a ideia de promover as atividades surgiu após identificarem o interesse das crianças por pedras e ametistas.
A equipe educacional decidiu provocar a investigação nos alunos, apresentando uma notícia sobre a Pedra do Ovo, um elemento natural marcante da comunidade local. A partir disso, nasceu o projeto que culminou na expedição até a localidade junto com as famílias, direção e equipe pedagógica. Na experiência, as crianças tiveram a oportunidade de observar, tocar, sentir aromas, explorar o entorno e até entrar em uma caverna.
Conforme a equipe educacional, o contato com o território fortaleceu o sentimento de pertencimento das crianças, e ainda promoveu aprendizagens ricas e significativas.
Alunos compartilharam experiência com outras turmas
Em continuidade ao projeto, as crianças do Maternal I convidaram colegas de outras turmas do NEI para conhecer a experiência por meio de fotos registradas na Pedra do Ovo. A sala de aula foi transformada em um ambiente que remeteu à natureza local.
No encontro, também foi compartilhado um poema desenvolvido pelas professoras sobre a expedição na Pedra do Ovo. Além disso, ocorreu uma oficina de modelagem com argila, que instigou as crianças a representar a imponente pedra e os demais elementos naturais ao seu redor.
“Projetos como o desenvolvido no NEI Taquaras mostra a importância de incentivar e atender as curiosidades das crianças na primeira infância. Certamente, a experiência vivida em um dos pontos naturais de Balneário Camboriú será para sempre lembrada pelos alunos”, destacou a Secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.