Durante a comemoração, foram homenageados antigos professores, ex-alunos e ex-gestores envolvidos na construção do Centro Educacional, que hoje atende mais de mil alunos.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, falou sobre olhar para o passado com respeito e honrar o presente, seguindo para o futuro com responsabilidade. “Quando nós estivemos aqui, muitos pedidos vieram, e dentre eles esteve a reforma do telhado do Nova Esperança, que foi concluída em tempo recorde”, destacou.
A reforma do telhado, que enfrentava problemas de infiltrações e goteiras, foi concluída na última sexta-feira (16), quase um mês antes do prazo previsto.
Em seu discurso, a prefeita enfatizou que além da obra recém concluída, também foi encaminhado o projeto de ampliação da unidade de ensino. “Reconhecer a história de uma unidade de ensino é reconhecer o nosso valor, é reconhecer a essência que a educação tem em Balneário Camboriú, do poder de transformação na vida de tantas pessoas que por aqui já passaram”, completou a prefeita.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, ressaltou a importância de celebrar a memória do CEM Nova Esperança. “Por aqui passaram pessoas que foram visionárias, pessoas que se dedicaram à educação e à gestão escolar, e que fizeram dessa unidade o que ela é hoje”, disse.
Para a diretora do CEM Nova Esperança, Rosemeire da Silva, comemorar mais um ano de história da unidade de ensino é uma grande felicidade. “Saber que a gente está aqui pra comemorar esses 20 anos juntos, trazendo todas essas pessoas que já participaram da escola, é uma alegria. Muitos alunos voltaram aqui formados, para celebrar com a gente, para participar da nossa festa”.
“A preparação para esses 20 anos foi pensada em homenagear e fazer uma retrospectiva desses 20 anos. Por isso a lembrança de estar comemorando, convidando os ex-gestores e ex-funcionários que hoje já estão aposentados”, completou a gestora interina, Cleia Regina Silva.
Médicos, professores e atletas que estudaram na unidade de ensino participaram da celebração do aniversário. Ex- aluno e agora professor da banda do CEM Nova Esperança, Lucas Kober comentou sobre a felicidade de poder continuar o trabalho desenvolvido pela escola.
“É muito gratificante conseguir proporcionar para os outros alunos o que me foi proporcionado quando eu estudava aqui. Então eu levo isso muito comigo, em todos os meus ensinamentos, tudo que eu tento passar para as crianças, do jeito que me foi ensinado na época”, enfatizou.