

Projeto com investimento do Banco Mundial transformará mobilidade em Itajaí – Foto: Secom Itajaí/Divulgação
O Banco Mundial veio a Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (20) dar uma missão para o Promobis (Projeto Integrado de Mobilidade Sustentável), visando transformar a mobilidade em 11 municípios da região.
Conforme a Prefeitura de Itajaí, se tratam dos municípios da CIM-Amfri (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). A ação deverá ser feita através da implantação de um sistema moderno, eficiente e interligado de transporte coletivo.
Segundo a Amfri, o investimento inclui US$ 90 milhões de financiamento do Banco Mundial, que equivale atualmente a mais de R$ 500 milhões.

BRT deverá transformar mobilidade em Itajaí e região da Amfri – Foto: Arquivo/Amfri/Divulgação
Comitiva do Banco Mundial esteve em 4 cidades do Litoral Norte de SC
A comitiva esteve na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e nas obras da avenida Marcos Konder, no Centro de Itajaí. A missão visitou ainda prefeituras de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Navegantes entre esta segunda (19) e quarta-feira (21).
O prefeito Robison Coelho, presidente do CIM-Amfri, destacou que a cidade já vem adaptando seus projetos internos à lógica do Promobis.
“Estamos lidando com um projeto grandioso, com financiamento internacional e impacto direto na vida de mais de 800 mil pessoas. Por isso, cada etapa precisa ser tratada com máxima responsabilidade, transparência e profissionalismo. Estamos preparados para receber os investimentos e transformar a mobilidade da nossa região. É um projeto sólido, construído com diálogo e responsabilidade”, declarou.

BRT poderá transformar mobilidade em Itajaí e demais municípios da Amfri – Foto: Arquivo/Amfri/Divulgação
Qual o projeto transformará mobilidade em Itajaí e região
Segundo o município, a proposta central do Promobis é a implantação de um sistema de BRT (Bus Rapid Transit – Trânsito Rápido de Ônibus), quese trata de um corredor de ônibus de alto desempenho com faixas exclusivas, paradas planejadas, integração entre cidades e veículos elétricos.
Ao contrário do transporte tradicional, o BRT funciona com mais agilidade e conforto, oferecendo uma alternativa real ao uso de carros e motos, além de contribuir diretamente com a redução das emissões de carbono, aumento da qualidade de vida e mobilidade em Itajaí e outros municípios da Amfri.
“A ideia é conectar os bairros mais afastados com os centros urbanos e polos de emprego, com conforto, segurança e sustentabilidade”, afirmou Carlos Bellas, especialista sênior em transporte do Banco Mundial no Brasil e gerente de projetos de mobilidade sustentável no país.

Projeto prevê a interligação dos 11 municípios, melhorando a mobilidade em Itajaí e região – Foto: Amfri/Divulgação
“Estamos falando de ônibus elétricos, corredores exclusivos, ciclovias, acessibilidade e integração entre municípios, com impacto direto na vida de milhares de trabalhadores e também dos turistas, que em alta temporada multiplicam em até dez vezes o número de veículos circulando”, concluiu.
Em Itajaí, a principal entrega para o eixo de mobilidade regional é a avenida Marcos Konder, no Centro. A obra compreende a execução de uma faixa exclusiva para ônibus, crucial para a proposta de mobilidade dos BRTs.