Por volta das 14h20min, a guarnição do GBS Porto Belo foi acionada e se deslocou até o local pelo mar, utilizando a embarcação Jet Olhete e levando equipamentos de oxigenioterapia. Ao chegarem, encontraram familiares da vítima realizando massagem cardíaca. Segundo relatos, o homem não permaneceu muito tempo submerso após um mergulho e não apresentava sinais de aspiração de água.
Os bombeiros assumiram as manobras de reanimação e solicitaram apoio para transportar a vítima até a praia, onde equipes do ASU-536 e do SAMU de Bombinhas aguardavam. Durante o trajeto e no solo, as manobras de reanimação foram mantidas, incluindo o uso do dispositivo LUCAS para compressões torácicas mecânicas e a administração de medicamentos.
Após aproximadamente uma hora de procedimentos, o helicóptero Arcanjo chegou com uma equipe médica. A vítima chegou a ter os batimentos cardíacos restabelecidos, mas sofreu novas paradas cardíacas por quatro vezes. Após cerca de uma hora e meia de tentativas, ele foi transportado ao hospital ainda com sinais vitais.