Santa Catarina registra temperaturas abaixo de zero em várias regiões devido a massa de ar polar

A atuação de uma massa de ar frio de origem polar derrubou drasticamente as temperaturas em Santa Catarina nesta terça-feira (13). Diversos municípios amanheceram com registros abaixo de zero, especialmente nas regiões da Serra, Grande Oeste e Planalto Norte, conforme indicado pelo painel de monitoramento da Epagri.

A menor temperatura foi registrada em Urupema, conhecida como a cidade mais fria do Brasil, onde os termômetros marcaram -6,47°C e houve formação de geada. A medição ocorreu no Parque de Exposições de Urupema, por volta das 7h. Este é o segundo menor valor registrado no estado neste ano. Em 30 de junho, o distrito de Cruzeiro, em São Joaquim, registrou -6,7°C.

Ainda nesta terça-feira (13), o Morro de Urupema, ponto mais alto do município, registrou -4,3°C. Em Urubici, a mínima foi de -4,6°C, enquanto São Joaquim marcou 3,6°C. Ponte Alta do Norte, também na Serra, registrou -4,6°C.

No Oeste do estado, Fraiburgo teve mínima de -4,3°C, Caçador registrou -4,2°C e Ibiam, -3,7°C. No Norte, a menor temperatura foi de -3,8°C, em Itaiópolis. Campo Alegre registrou -3,3°C e Monte Castelo, -3°C.

Na segunda-feira (12), a Defesa Civil emitiu um aviso de observação sobre a passagem da massa de ar frio de origem polar. Esta terça-feira foi apontada como o dia mais frio, devido ao reforço de uma nova massa de ar frio. Na quarta-feira (14), as temperaturas seguirão baixas em todo o estado, mas o frio deverá ser menos intenso em comparação ao dia anterior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.