Corpo de Bombeiros divulga causas da explosão em oficina de motos em Itajaí

O Corpo de Bombeiros divulgou nesta sexta-feira (5) as causas da explosão em uma oficina de motos em Itajaí, ocorrida em 3 de junho, que resultou na morte do Richard Paul Godoy, empresário e proprietário da “Godoy Motos Racing” e do adolescente Bernardo Alves da Silva, de 14 anos, que sofreu queimaduras em quase 100% do corpo. No dia da explosão, as vítimas sofreram queimaduras de terceiro grau em todo o corpo.

De acordo com os bombeiros, a explosão foi causada pelo acúmulo de gases dentro de um tambor usado como apoio para peças de motos. A gasolina utilizada para limpeza ou os próprios fluidos das peças vazaram para o tambor e, em contato com o oxigênio, formaram uma mistura explosiva. Uma fagulha, possivelmente originada de uma ferramenta elétrica ou do atrito entre as peças, foi suficiente para desencadear a explosão.

Os bombeiros não conseguiram obter o depoimento das vítimas, mas as informações sobre o uso do tambor foram coletadas a partir de testemunhas.

Após a explosão, os bombeiros foram acionados pelo telefone 193. Eles combateram o incêndio e prestaram atendimento pré-hospitalar às vítimas, que foram encaminhadas ao hospital o mais rápido possível. Infelizmente, ambos não resistiram aos ferimentos e faleceram dias depois.

O Tenente Coronel BM George de Vargas Ferreira, Comandante do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar, alerta para os riscos de explosão com gás liquefeito de petróleo (GLP), especialmente em residências. Ele recomenda que o botijão de gás seja instalado na parte externa da casa, em um local ventilado e longe de fontes de calor e ignição.

As causas da explosão foram determinadas por um Laudo Pericial realizado pelo perito Cap BM Douglas Tomaz Machado e o inspetor Sargento BM Anselmo dos Santos.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.