Juliana Pavan convoca Secretários para esclarecer surto de sarna e contrato da nova UPA

Balneário Camboriú, 27/6 – Após duas semanas sem aulas em várias unidades de ensino, devido a um surto de escabiose (sarna humana), Caroline Prazeres, Secretária de Saúde, e Otto Alfonso Thiel, Secretário de Educação, foram convocados pela vereadora Juliana Pavan (PSD) para prestar esclarecimentos sobre questões que preocupam o legislativo.

Nesta terça-feira, os secretários compareceram à comissão de educação. No entanto, para a vereadora Juliana Pavan, são necessários mais detalhes sobre como os problemas nos âmbitos da saúde e educação estão sendo tratados na cidade. “São quase 100 casos notificados nas escolas e creches da cidade, e continuamos recebendo reclamações de pais e servidores quanto à sarna. Quais são os procedimentos adotados para garantir medidas eficazes que protejam a saúde de todos? Queremos acompanhar”, afirmou Juliana.

Vereadora quer garantia da quantidade prevista de médicos na nova UPA

Inaugurada este mês, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra já é alvo de uma discussão contratual entre a entidade gestora e a Prefeitura. Conforme reportagem do Portal Menina, a empresa Orion, vencedora da licitação, alega um “equívoco contratual” quanto ao número de médicos a serem contratados e pede um reajuste no valor do contrato. Segundo a empresa, o contrato previa uma equipe de três médicos clínicos gerais 24 horas por dia, mas não especificava que os três profissionais deveriam estar simultaneamente na unidade.

“Isso gerou uma diferença significativa no número de médicos para os 30 dias de UPA. Já nesses primeiros 21 dias, as contas não bateram”, disse o responsável. O valor de repasse anual para gerir a UPA da Barra é de R$ 8,5 milhões, e a empresa exige uma alteração no valor.

Juliana Pavan convocou então a Secretária de Saúde, Caroline Prazeres, para prestar esclarecimentos sobre a continuidade dos serviços na UPA e o risco de falta de atendimento. “Por enquanto, estão cumprindo o contrato, mas queremos garantir que as partes se acertem e a população não seja penalizada. Não queremos polemizar, mas sim, evitar problemas”, finalizou a vereadora.

Após a aprovação unânime dos requerimentos em plenário, agora depende do Presidente David La Barrica (Patriotas) definir a data das duas convocações.

A pré-candidata a prefeita de Balneário Camboriú também respondeu às críticas do prefeito Fabrício Oliveira (PL), feitas no programa “Cabeça de Político”. Oliveira havia descrito as pré-candidaturas de Juliana e de seu pai, Leonel Pavan (PSD), como uma tentativa do passado de retornar ao poder. Em sua resposta, Juliana criticou duramente a atual gestão, afirmando que a cidade já voltou ao passado sob a administração de Fabrício. Ela apontou problemas como surtos de sarna em creches, falta de construção de novas salas de aula, a demolição da única escola de ensino integral e a investigação do maior crime ambiental da história da cidade.

Juliana também rejeitou a associação feita por Fabrício Oliveira entre sua pré-candidatura e o PT, que tem como pré-candidata a professora Marisa Zanoni. Ela acusou o prefeito de propagar mentiras e fake news ao sugerir uma aliança impossível entre o PSD e o PT no município. Segundo Juliana, essas falsas alegações são parte de uma estratégia para confundir os eleitores e desviar a atenção dos problemas reais enfrentados pela cidade.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.