Hotel Marambaia e Paróquia Santa Inês são retratados em maquetes

O Hotel Marambaia e a Igreja Santa Inês são prédios icônicos que integram o patrimônio cultural de Balneário Camboriú. Ambas as edificações representam ainda hoje o espírito de modernidade que a cidade assumiu desde seus momentos iniciais, quando se preparava para ser um polo de lazer e turismo.

Para aproximar a população geral dos aspectos técnicos e históricos destas duas arquiteturas, os profissionais do Observatório de Interações no Ambiente – OiA abrirão, na quinta-feira, dia 04 de julho, às 17h, a exposição Maquetes do Patrimônio, que ficará acessível de forma permanente e gratuita no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú.

De acordo com o arquiteto e urbanista Gabriel Gallarza, coordenador do projeto, ele apresenta o uso da maquete física como ferramenta de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural da cidade, relacionando duas questões centrais: a linguagem e representação da arquitetura e o patrimônio histórico-cultural. “A exposição pretende aproximar o público em geral, especialistas e leigos, com alguns elementos icônicos do patrimônio edificado da cidade e, com isso, despertar a atenção para a importância da preservação dos bens, criando, de forma lúdica, uma ligação afetiva com eles. A valorização das nossas edificações e dos nossos conjuntos arquitetônicos mais representativos em termos histórico-culturais é uma das nossas aspirações”, explica.

Além da exposição permanente, o projeto inclui ainda uma oficina de maquetes também gratuita e aberta ao público. A ação acontece no arquivo histórico, sexta-feira, dia 05 de julho, às 9h. Para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema, Gallarza conduzirá uma visita guiada a cada uma das edificações, ambas ocorrem no sábado, dia 06, às 10h no Hotel Marambaia, e às 14h, na Igreja Santa Inês.

O Maquetes do Patrimônio é um projeto realizado pelo OiA e Instituto Hügato – Estudos e Documentação Socioambiental, contemplado pelo edital municipal da Fundação Cultural de Balneário Camboriú com recursos federais da Lei Paulo Gustavo.

Conheça o OiA e o Hügato
O OiA é uma das iniciativas da organização social Instituto Hügato – Estudos e Documentação Socioambiental, que tem sede em Balneário Camboriú e atuação nacional.

Criado em 2018, o Instituto Hügato desenvolve trabalhos ligados ao meio ambiente, cultura e cidades. A Organização da Sociedade Civil é formada por uma equipe multidisciplinar de educadores, designers, arquitetos e outros profissionais, além de contar com colaboradores e parceiros dos mais diversos campos e de várias regiões do país.

Com especial enfoque nas dinâmicas ambientais, sociais e culturais, o Instituto Hügato busca, através de projetos de educação para a cidadania, promover a criação de comunidades e territórios mais diversos, participativos, justos e sustentáveis.

Serviço

EXPOSIÇÃO
Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
Abertura, 04 de julho de 2024, quinta-feira, às 17h
Visitação permanente das 9h às 19h
.
OFICINA DE MAQUETES DE PAPEL
Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
05 de julho de 2024, sexta-feira, às 9h
Inscrições gratuitas aqui: https://forms.gle/rdhv6fj4PastJ3qu7
.
VISITAS GUIADAS
Hotel Marambaia, 06 de julho de 2024, sábado, às 10h
Igreja Santa Inês, 06 de julho de 2024, sábado, às 14h
Inscrições gratuitas aqui: https://forms.gle/s4qNKcXwdfax3uGp9

Adicionar aos favoritos o Link permanente.