Mesmo com 231 mortes por dengue, vacinação fica estagnada em Santa Catarina

Apesar de 231 mortes registradas até o início de junho, Santa Catarina enfrenta um desafio significativo na cobertura vacinal contra a dengue. Até agora, apenas 26,5% do público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, recebeu pelo menos uma dose da vacina.

A campanha de vacinação, inicialmente lançada nas regiões Nordeste, Médio Vale e Grande Florianópolis, foi expandida na última semana para incluir mais 27 cidades da região Oeste. No entanto, os números detalhados dessa nova expansão ainda não foram contabilizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina.

Até o momento, 49 cidades no estado estão participando da campanha. Joinville, a maior cidade da região Nordeste, registrou a vacinação de 14.675 crianças, atingindo uma cobertura de 39%. Em contraste, a cobertura em Florianópolis, que faz parte da Grande Florianópolis e inclui 22 cidades, é de apenas 23,58%, com 7.117 crianças vacinadas. A situação é ainda mais preocupante no Médio Vale do Itajaí, onde apenas 12,31% do público-alvo foi vacinado, incluindo 2.640 doses administradas em Blumenau.

Este panorama revela uma resposta inadequada frente à gravidade do surto de dengue, que já resultou em centenas de mortes. A baixa cobertura vacinal continua sendo uma grande preocupação para as autoridades de saúde pública, que buscam estratégias para melhorar a taxa de imunização e proteger a população vulnerável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.