Inclusão digital: idosos terão workshop sobre segurança online no dia 28

A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), em parceria com a SuperGeeks Balneário Camboriú, promove no dia 28 de maio um workshop gratuito sobre o Uso Consciente da Tecnologia na Melhor Idade. A atividade será realizada na sede da SPI, das 9h às 10h, com entrada gratuita.

A proposta é acolher o público sênior com orientações práticas sobre como utilizar a tecnologia de maneira segura e confiante no dia a dia. O foco principal é a prevenção de golpes e fraudes online, o uso adequado de aplicativos como o WhatsApp e a promoção do acesso à informação com responsabilidade.

O workshop será conduzido pela diretora da SuperGeeks Balneário Camboriú, professora e mestre em direito, Danielle De Bortoli, com apoio do educador Yuri Mulerchat. De forma acessível e acolhedora, eles compartilharão dicas essenciais para que a tecnologia se torne uma aliada da autonomia e da qualidade de vida dos idosos. A ação é voluntária e integra o compromisso social da SuperGeeks e da Secretaria da Pessoa Idosa com a inclusão digital na terceira idade.

De acordo com a diretora da SuperGeeks Balneário Camboriú, Danielle De Bortoli, a proposta nasceu do compromisso com a inclusão digital. “Na SuperGeeks trabalhamos diariamente com crianças e adolescentes, mas sabemos que muitos familiares da melhor idade também enfrentam dificuldades no uso da tecnologia, principalmente no que diz respeito à segurança. Por isso, sentimos a necessidade de criar um momento especialmente voltado para esse público, com acolhimento, respeito e informação. Estou muito feliz em participar deste workshop na Secretaria da Pessoa Idosa”, comenta.

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, destaca a importância da tecnologia na vida dos idosos, especialmente quando utilizada com segurança. “Neste workshop poderemos oferecer aos nossos idosos um mundo cheio de possibilidades para aprenderem diversas atividades pela internet, e de forma segura, sem o risco de cair em golpes. O digital já faz parte do nosso cotidiano e pode ter um impacto positivo na vida do idoso, melhorando aspectos cognitivos como a memória, oferecendo assistência, companheirismo e até monitoramento de saúde. Mas é fundamental conhecer mais sobre seu uso e evitar os golpes cibernéticos, já que os idosos são os principais alvos”, enfatiza.

A palestra será apresentada em linguagem simples e acessível. Entre os temas abordados estão: prevenção de golpes online, proteção de dados pessoais, segurança no uso do WhatsApp, além de orientações práticas sobre Wi-Fi, dados móveis, inteligência artificial e até o uso do ChatGPT. O objetivo é que todos os participantes saiam mais confiantes para utilizar a tecnologia no dia a dia.

O workshop acontece na sede da Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1822, nº 614, Centro de Balneário Camboriú, no dia 28 de maio, das 9h às 10h. A participação é gratuita e aberta a todos os idosos interessados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.