Polo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú compartilha experiências com profissionais de Penha

O Polo de Altas Habilidades de Balneário Camboriú recebeu mais uma comitiva interessada em conhecer o trabalho desenvolvido com alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Ao todo, 15 profissionais da educação de Penha participaram da visita ao EpistemeBus, ônibus itinerante do Polo, atualmente localizado na Rua 2400, no Centro da cidade.

No Polo, os alunos recebem atendimento educacional suplementar, que promove o desenvolvimento de projetos próprios, conforme suas aptidões e interesses. A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destacou que o crescente interesse de outros municípios reforça a qualidade do atendimento prestado. “Na semana passada, uma comitiva de Foz do Iguaçu conheceu o Polo de Altas Habilidades. Além da cidade paranaense, temos municípios de Santa Catarina buscando aprender com nossos profissionais como implementar essa estrutura em suas localidades. É um trabalho importante, que tem se destacado cada vez mais.”

Os visitantes foram recebidos pela diretora do Polo, Juliana Andreatta Faber, que apresentou o funcionamento e as metodologias adotadas no atendimento. “Para mim, é muito gratificante receber esses profissionais, pois não é apenas uma apresentação do trabalho realizado no município e o quanto Balneário Camboriú está à frente no atendimento às altas habilidades/superdotação, mas também uma oportunidade para que esses municípios possam replicar essa iniciativa e iniciar esse atendimento com os alunos que tanto precisam em suas cidades”, destacou.

A comitiva foi atendida no EpistemeBus, projeto desenvolvido por Juliana dentro da Secretaria de Educação, utilizado para a capacitação de professores sobre o tema das altas habilidades/superdotação. “O ônibus vai até a frente das escolas e núcleos de educação infantil, principalmente, onde conseguimos, em horários específicos, atender grupos de professores e repassar esse conhecimento sobre as características e necessidades dos alunos com altas habilidades”, explicou a diretora.

A coordenadora de Anos Iniciais e Educação Especial e Inclusiva de Penha, Edineia Muniz, comentou que a experiência no Polo superou as expectativas. “Quando chegamos e vimos todo o espaço físico e acolhedor, e como os alunos com altas habilidades/superdotação são recebidos, realmente ficamos encantados. Isso despertou um grande interesse em aprender para poder ajudar nossos alunos também”, relatou.

“Balneário Camboriú está de parabéns. Foi uma aprendizagem tão enriquecedora durante essa tarde no Polo de Altas Habilidades. Quem esteve presente aqui não vai esquecer esse aprendizado”, completou a coordenadora do Departamento de Educação Infantil de Penha, Roseli Gonçalves.

Sobre o Polo de Altas Habilidades

O Polo oferece atendimento pedagógico especializado no contraturno escolar, com foco na identificação e suplementação da aprendizagem, baseado no modelo proposto por Joseph Renzulli e alinhado às diretrizes do Ministério da Educação.

Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) fazem parte do público-alvo da Educação Especial e, por isso, estão vinculados ao Departamento de Educação Especial da rede municipal. Após o ingresso no Polo, o aluno passa pela fase exploratória, na qual as professoras realizam o processo de investigação e cruzamento de dados com os indicadores de AH/SD.

Altas Habilidades/Superdotação

Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação são aquelas que demonstram potencial elevado em uma ou mais das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e arte. Além disso, apresentam elevada criatividade, grande envolvimento com a aprendizagem e facilidade na realização de tarefas em áreas de interesse.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui superdotação, considerando apenas a área acadêmica. Se forem consideradas outras áreas do conhecimento, esse percentual pode ser ainda maior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.