Wolbachia: agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde recebem capacitação

Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde de Balneário Camboriú participaram, nesta semana, de uma capacitação sobre o método Wolbachia, que está sendo implantado no município. O evento foi realizado na última quinta-feira, dia 15, no auditório da Câmara de Vereadores, e reuniu aproximadamente 250 profissionais.

O objetivo do encontro, conforme explica o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, foi capacitar os agentes para que eles atuem como multiplicadores das informações junto à comunidade. “O Wolbachia é um método de combate à dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. É importante que todos tenham conhecimento sobre a técnica, inclusive a população, para que a ação se torne eficaz”, ressalta.

O diretor explica que o método consiste na introdução da bactéria Wolbachia nos mosquitos Aedes aegypti. A presença da bactéria impede que os vírus das doenças se desenvolvam dentro dos insetos, contribuindo para a redução dos casos. Atualmente, esse processo é realizado na biofábrica de Joinville – o primeiro município de Santa Catarina a adotar a estratégia.

A técnica prevê a liberação de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais, estabelecendo, aos poucos, uma nova população de mosquitos, todos com a bactéria. Segundo o diretor, os agentes que atuam em Balneário Camboriú e que ficarão responsáveis pela soltura desses mosquitos participaram, nesta semana, de uma capacitação prática na cidade de Joinville.

“Por isso é muito importante que a comunidade saiba como o método funciona, pois teremos que soltar esses mosquitos no município, nos bairros que serão definidos junto ao Ministério da Saúde, conforme dados históricos da transmissão da dengue na cidade”, reforça David.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.