Alunos voltam a praticar atividades do projeto Nossa Escola, Nossa Praia nas areias de Balneário Camboriú

Nesta semana, os alunos da rede de ensino de Balneário Camboriú voltaram a praticar as atividades do projeto Nossa Escola, Nossa Praia (NENP) nas areias da Praia Central. A ação, realizada por meio da Secretaria de Educação, acontece entre as ruas 3700 e 3800.

As atividades ocorrem de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h15. Atualmente, 89 alunos estão matriculados no NENP, uma das oficinas oferecidas gratuitamente por meio do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC), destinada a alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, entre 10 e 17 anos.

O projeto estava acontecendo no ginásio da Barra, após um temporal danificar a estrutura da orla. Na segunda-feira (12), as tendas foram completamente instaladas e as atividades esportivas ao ar livre retornaram oficialmente na terça-feira (13).

“Além de oferecer as atividades, o NENP aproxima os alunos da natureza, promove mais saúde e bem-estar, tudo isso em um cenário maravilhoso que é a nossa Praia Central”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

Socialização por meio das atividades em grupo

Professor e um dos idealizadores do NENP, Douglas Bellasalma explica que o projeto acontece desde 2011 e busca promover atividades físicas e esportivas com os alunos no contraturno escolar.

“Quando criamos o projeto, a intenção era que ele tirasse as crianças da rua, hoje em dia visa tirar os jovens das redes sociais e do excesso de tela. Na questão social também, ele atende muito. Hoje nós temos alunos de todas as escolas do município, atendemos uma demanda de todos os bairros e todos os níveis sociais”, destacou.

O NENP atende quatro turmas, com três horas em cada encontro. “Eles vão chegando, socializando, conversando e depois vão para as atividades propriamente ditas. Nós trabalhamos com atividades recreativas e de iniciação esportiva. Então é bem ampla a gama de atividades que eles têm”, completou Douglas.

Rebeca Zulian Graneto, de 14 anos, participa do NENP há três anos. Para ela, o projeto é uma oportunidade de socializar com outras pessoas por meio da oficina. “Eu não gosto de ficar em casa parada, então para mim é uma distração estar aqui”, relatou.

Para o aluno Caio Ribeiro, de 15 anos, o projeto promove a oportunidade de fazer novas amizades. “Eu acho que é maravilhoso porque você tem um contato maior com a natureza e ao ar livre. Ao invés de ficar em casa, você faz novas amizades, pratica esportes e fica ativo nessa área”, disse.

O NENP está com vagas abertas para o período da manhã. Caso algum aluno tenha interesse em participar, o pai ou responsável deve ir presencialmente até o CEAC da Barra (Rua Antônio Domingos da Silva, nº 147), ou pode falar diretamente com o professor Douglas durante a realização das atividades na praia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.