Com foco na agilidade e na vida, NAM de BC implanta Corredor Rápido para casos suspeitos de câncer de mama

Tempo é vida – especialmente quando se fala em câncer de mama. Pensando nisso, o Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) de Balneário Camboriú implantou o “Corredor Rápido”, uma nova estratégia para acelerar o caminho entre o diagnóstico e o atendimento especializado. O projeto entrou em vigor no fim de abril.

A iniciativa elimina etapas burocráticas que antes causavam atrasos decisivos. Antes do Corredor Rápido, a mulher que realizava uma mamografia precisava retirar o laudo, levar até a Unidade Básica de Saúde (UBS), aguardar uma avaliação clínica e só então, se necessário, ser encaminhada para a mastologista. Agora, sempre que há uma alteração sugestiva de câncer no exame, o próprio laudo é encaminhado diretamente para a especialista e o agendamento com a mastologista é feito automaticamente.

“Sabemos que nos casos de câncer de mama, o tempo vale ouro pois é um câncer com altas taxas de cura, desde que diagnosticado e tratado de forma precoce. Por isso, a importância deste projeto. É mais uma medida que adotamos para garantir a saúde das nossas mulheres”, afirma a secretária de Saúde, Aline Leal.

Segundo o gerente do NAM, Matheus da Cunha Paris, o processo é monitorado semanalmente por meio de relatórios produzidos pelas enfermeiras. “Desta forma, quando algum exame apresenta alteração, encurta-se o tempo para a consulta da paciente com o mastologista”, destaca.

Desde o início do projeto, em 28 de abril, 890 mamografias já foram avaliadas dentro da nova dinâmica. Dessas, quatro apresentaram alterações e foram rapidamente encaminhadas para consulta especializada com mastologista.

Exame
O exame é destinado para mulheres que estão na faixa etária preconizada (40 a 69 anos), possuem alto risco de câncer de mama ou alguma alteração suspeita detectada na avaliação clínica das mamas. O agendamento deve ser feito diretamente na UBS de referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.