A cobrança seguiu uma sequência de ações por parte da administração municipal. No dia 9 de abril, foi realizada uma reunião com a empresa, com ata devidamente lavrada. Em 15 de abril, ocorreu a inspeção técnica da frota. No dia 24, a Assessoria Jurídica da Prefeitura emitiu a notificação formal, estipulando o prazo de dez dias úteis para que todas as exigências fossem cumpridas – entre elas, o funcionamento do aplicativo de transporte.
Embora a frota siga operando normalmente com ônibus novos, climatizados, equipados com Wi-Fi e com tarifa zero, a ausência do aplicativo compromete uma parte importante da experiência do usuário, principalmente em relação à previsibilidade dos horários. A Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) reforça que acompanha de perto a execução do contrato emergencial e que a exigência do aplicativo foi prevista e acordada desde o início da operação.
A nova operadora assumiu o serviço de transporte público no dia 5 de abril, por meio de contrato emergencial, substituindo a empresa anterior. Além da manutenção da qualidade no atendimento, a mudança resultou em uma economia significativa aos cofres públicos. Enquanto a antiga empresa recebia R$ 16,95 por quilômetro rodado, a atual contratada recebe R$ 13,80, o que representa uma redução de R$ 1,4 milhão por ano no custo do transporte público municipal.
A frota atual é composta por 16 veículos, sendo seis do ano 2025 e dez do ano de 2024. O contrato emergencial garante a continuidade da operação até a conclusão do novo processo de concessão do transporte coletivo em Balneário Camboriú, que está em fase de elaboração.