Mutirão de consultas de neuropediatria atenderá 140 crianças

Neste sábado, dia 12, a prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da secretaria de Saúde, entregou a 140 pacientes a guia de agendamento para consulta de neuropediatria. O atendimento é destinado para crianças com indicação para possível diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou para pacientes já diagnosticados, mas que aguardam a consulta para poder iniciar o tratamento.

As guias foram entregues durante evento na Casa da Família. “Fico muito feliz com esta ação pois sabemos que o atendimento precisa ser feito com mais agilidade. Há muitas crianças aguardando por essa consulta e eu sempre falo que a saúde tem pressa e não pode esperar”, ressaltou a prefeita Juliana Pavan.
Durante o ato, a prefeita anunciou ainda a contratação de dois neuropediatras para atender na rede municipal. “Mesmo assim, sabendo da alta demanda, adquirimos as consultas para atender estes pacientes até que os profissionais comecem a atuar”, disse.

De acordo com a secretária de Saúde, Aline Leal, o objetivo com a aquisição das consultas é diminuir a fila de espera. “Estamos com mais de 600 crianças aguardando a consulta, sendo que algumas estão na fila desde 2023. Sabemos o quanto o diagnóstico é fundamental para o tratamento e o encaminhamento precisa ser feito o quanto antes, por isso, organizamos a força-tarefa”, ressaltou.

Anderson Silva Batista, pai do pequeno Gustavo Henrique Silva, de cinco anos, não escondia a felicidade com o agendamento. “Estamos esperando pela consulta faz dois anos. Sabemos que o tratamento é muito importante para a evolução do meu filho. Até tentamos fazer particular, mas o custo é muito alto”, disse.

Carla Rodriguez, mãe de Artur, nove anos, já tinha perdido as esperanças. “Estou aguardando a consulta desde o ano passado e achei que nem seria mais chamada. Estava até pensando em alguma maneira de fazer um plano de saúde para buscar ajuda para meu filho”, revelou. Carla disse que a indicação para a consulta veio após o filho apresentar dificuldades na escola e nas tarefas do dia a dia. “Ele tem muitas crises e precisa iniciar o tratamento. Agora estou mais tranquila”, desabafou.

Atendimento

Neste primeiro mutirão, 140 crianças serão atendidas. As consultas foram adquiridas pela Secretaria de Saúde, via Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-Amfri), em um investimento de R$25 mil. As consultas serão realizadas sempre nas quartas-feiras, iniciando com os primeiros pacientes no próximo dia 23 e finalizando no mês de junho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.