Durante as duas primeiras edições do Dia D, cerca de 4,5 mil pacientes buscaram atendimentos nas UBSs e a expectativa é que o movimento se repita. “Sabemos da dificuldade que muitas pessoas têm de buscar o atendimento durante a semana, devido ao trabalho. Sendo assim, estes pacientes agora têm a oportunidade de serem atendidos no sábado”, ressaltou a secretária de Saúde, Aline Leal.
Serão realizados testes rápidos, procedimentos em geral e consultas clínicas agendadas, além da verificação da pressão e glicemia e preventivo para as mulheres. Também haverá serviços odontológicos e consulta de fisioterapia. “Estaremos com as equipes completas e preparadas para atender a comunidade. Convidamos todos a procurarem sua UBS referência e aproveitar a oportunidade para se cuidar”, disse Aline.
Vacina contra a gripe
Durante o Dia D deste sábado, dia 12, a vacina da gripe estará disponível para o público-alvo da campanha de vacinação. A dose está disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir dos 60 anos e gestantes, além dos grupos prioritários.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, reforça a importância de se vacinar antes do início do inverno. “A vacinação é a principal estratégia de prevenção e a forma mais eficaz de reduzir o número de casos graves da doença. Nossa orientação é que as pessoas público-alvo da campanha não deixem de se vacinar. Isso é fundamental para evitarmos as doenças respiratórias agudas”, pontuou.