Ela afirma que a medida vem ao encontro do horário estendido, implantado na UBS desde o início do ano. “A UBS Central fica de portas abertas até às 21h. Agora, ampliamos também o atendimento na sala de vacina, que atenderá até mais tarde nas segundas-feiras”, afirmou. A secretária ressalta que após às 17h qualquer paciente poderá se vacinar na UBS Central, mesmo que sua unidade referência seja outra. “Essa é uma forma de oferecermos o atendimento a todos”, disse.
A coordenadora da UBS Central, Jane Rossi de Morais, lembra que nos demais dias da semana – de terça a sexta-feira – o atendimento na sala de vacina permanece das 8h às 17h. Já com o horário estendido às segundas-feiras, a expectativa é aumentar significativamente o número de atendimentos. “Hoje, na sala de vacinação da UBS Central atendemos, em média, 100 pacientes por dia. Com o horário estendido, pretendemos aumentar esse número em, pelo menos, 20%”.
A UBS Central fica localizada na rua 1.500, nº 1.100, Centro.
Horário estendido
Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Secretaria de Saúde também implantou no município, no início do ano, o horário estendido em quatro UBSs. Além da Unidade Central, as UBSs dos bairros das Nações, Municípios e da Barra atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h (antes, o horário encerrava-se às 19h).