A Secretária de Saúde, Aline Leal, enfatizou a importância desse trabalho. “Estamos comprometidos em reorganizar as filas de exames, consultas e procedimentos. Sabemos que cada procedimento realizado é garantia de qualidade de vida para os cidadãos de Balneário Camboriú”, afirmou.
Atendimento odontológico
Os mutirões de atendimento odontológico começaram em janeiro e seguem sendo realizados uma vez por mês, sempre aos sábados. Desde o início, até a ação deste sábado, mais de 150 procedimentos já foram realizados, beneficiando mais de 70 pacientes.
No início do ano, mais de 400 pessoas aguardavam atendimento. Atualmente, esse número caiu para cerca de 200.
Além do mutirão mensal, o COE mantém um plantão todos os sábados, das 9h às 14h30, para atender casos de urgência odontológica.
O morador do Centro de Balneário Camboriú, Klaiton Weidgenant, de 41 anos, procurou o COE na quinta-feira e conseguiu realizar o procedimento já no sábado. “Fiz o raio-x na quinta e, no sábado, já consegui ser encaixado para uma extração de emergência. Eles foram muito atenciosos, isso faz toda a diferença quando a gente mais precisa”, contou.
Exames
No Centro de Diagnose (CDI), foram realizadas avaliações urodinâmicas e eletrocardiogramas ao longo deste sábado (22), das 7h às 19h, apenas para pacientes previamente agendados.
A ação é uma parceria com o consórcio CIS-AMFRI e tem o objetivo de atender pessoas que estão na fila de espera desde 2023.
Em abril, será realizado mais um mutirão para atender cerca de 40 pessoas. Este foi o quarto mutirão realizado no CDI desde janeiro, contemplando diferentes exames, como endoscopia, ultrassom, eletrocardiograma e ecocardiograma.