A atenção com a água e o abastecimento de Camboriú é uma prioridade da Águas de Camboriú durante o ano todo. Para atender cada vez melhor a população e continuar atuando na universalização do sistema, a concessionária investe em tecnologia e atendimento 24 horas. Um dos principais objetivos da empresa é reduzir, cada vez mais, os índices de perda de água, por exemplo.
Enquanto a média de perdas no Brasil é de 38%, conforme divulgado pelo instituto Trata Brasil, a Águas de Camboriú concluiu 2024 com a média de perdas girando em torno de 17,6%, ou seja, um número muito abaixo da média nacional. Esses dados confirmam o compromisso da concessionária com a cidade e são uma forma de celebrar, também, o dia 22 de março: Dia Mundial da Água.
A empresa vai além de seu compromisso com o abastecimento e se envolve, ainda, nas ações socioambientais. Neste ano, uma das maneiras de comemorar a data é participando da ação “Todos pelo rio Camboriú” – uma ação de limpeza que acontece anualmente e, nesta edição, é cabeceada pelas prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú. A iniciativa acontece no próximo sábado (22) e marca o Dia Mundial da Água, reforçando os cuidados urgentes que o manancial exige.
Assim como outras empresas e instituições, a Águas de Camboriú é uma apoiadora do evento e, mais uma vez, estará presente no mutirão. Conforme Reginalva Mureb, presidente da concessionária, a atuação da empresa em atividades socioambientais, em especial nesta data, reforçam “o compromisso com o desenvolvimento da região. Além disso, é um momento oportuno para pensar nos cuidados com o rio, fundamental para o abastecimento e a manutenção das atividades econômicas e turísticas das duas cidades”, completa.
Celebrando a data
Para reforçar a data, a empresa também irá promover uma edição do Portas Abertas recebendo os alunos do colégio CECAM na sede da concessionária. Serão quase 70 pessoas, entre alunos e professores, visitando pela primeira vez as estruturas do escritório central, que conta com laboratório, atendimento e Centro de Controle Integrado (COI).
“Ainda iremos promover uma palestra na escola Eliete Pereira Melo, com o tema Dia Mundial da Água: bem essencial à vida. É uma oportunidade especial para esclarecer dúvidas dos alunos e fortalecer o assunto no ambiente escolar”, comenta a bióloga e responsável pelos projetos socioambientais da empresa, Raquel Garcia Helm.
Ações sociais
Dentro das celebrações de 22 de março a empresa também irá inserir um novo eco-ponto para coleta de óleo de cozinha usado na escola, ação que faz parte do programa De Olho no Óleo – uma iniciativa que coleta e revende óleo usado em diferentes pontos do município. Para além do trabalho de abastecimento na cidade, as ações sociais da concessionária também vem ganhando destaque e reforço neste mês de março.
Conforme o idealizador do instituto Rio Allegro, Francisco Guido, a participação de empresas, sejam elas privadas ou públicas, é imprescindível para ajudar a solucionar os problemas da coletividade. “Participamos, junto com a Águas de Camboriú, do Núcleo Solidário e são mais de 30 entidades que se mobilizam e atuam com base no espírito de cooperação, além dos voluntários. Vejo o trabalho do grupo, portanto, sendo extremamente importante e dentro dele o movimento incentivador dos representantes da concessionária”, comenta.
As ações sociais da empresa ganharam destaque, inclusive, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Por três anos consecutivos a concessionária recebeu a certificação de Responsabilidade Social da Alesc, reconhecendo as atividades desenvolvidas que fomentam o crescimento econômico e sustentável de Camboriú. A concessionária foi certificada por desenvolver, ao longo do ano, diferentes projetos como o Saúde Nota 10, o De Olho no Óleo, Afluentes, incentivo ao trabalho voluntário, mutirões de limpeza, Tarifa Social, Respeito dá o Tom, etc.
Todas estas iniciativas vêm a somar com os investimentos, compromisso e trabalho que a concessionária dedica ao município. Não somente no mês de março mas durante todo o ano, a empresa tem como foco a melhor distribuição e uso consciente da água tratada.