“Mais uma vez, a ação foi um sucesso, sendo que tivemos um aumento de quase 500 atendimentos em relação à primeira edição, realizada em fevereiro. As unidades estavam com equipes completas e preparadas para atender os pacientes”, ressaltou a secretária de Saúde, Aline Leal.
Durante todo o dia, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários dividiram-se nos atendimentos às famílias. Na oportunidade, foram realizados testes rápidos, procedimentos em geral e consultas clínicas, além da verificação da pressão e glicemia. Já para as mulheres, foi realizada a coleta do preventivo e solicitação de exames de mamografia.
Em algumas unidades, para celebrar o Mês da Mulher, foram oferecidos ainda o “Dia da Beleza”, com práticas integrativas, como massagens e escalda pés, e cabelo e maquiagem.
“Tivemos também uma grande procura por vacinas. Muitos pais aproveitaram que as unidades estavam abertas para levar seus filhos para a vacinação. Isso é muito importante para a prevenção de doenças”, apontou a secretária. Ao todo, 169 vacinas foram aplicadas.
A secretária aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os colaboradores, que se dedicaram para que a ação ocorresse da melhor maneira possível. “Eles decoraram as unidades, preparam lanches e lembranças para receber os pacientes”, elogiou.
Ela explicou que a secretaria entende que muitas pessoas têm dificuldades para buscar atendimento durante a semana devido ao trabalho. “Ao oferecer essa oportunidade aos sábados, garantimos que mais cidadãos possam cuidar da saúde, prevenindo doenças e mantendo seus exames em dia”, ressaltou.
Dieubon Delcham, 36 anos, morador do Bairro dos Municípios, aproveitou o “Dia D” para ir até sua unidade de referência para medir a pressão. “Durante a semana é muito corrido, por causa do trabalho”, disse. Alexandre Gavasso, pai do pequeno João Paulo, de seis anos, também aproveitou o atendimento de sábado para levar o filho à consulta odontológica. “Essa foi a primeira vez que o João veio ao dentista. A unidade abrir no sábado facilitou para trazermos ele para o atendimento”, disse.
A pequena Catarina Corrêa Bressa, de apenas dois meses, foi uma das bebês atendidas durante o “Dia D”, na UBS do Bairro dos Municípios. Ela chegou para a consulta de rotina acompanhada da mãe Nadine e do pai Fernando. “Durante a semana, é bastante movimentado aqui na unidade. Então foi muito bom poder vir no sábado, porque é mais tranquilo. Além disso, nos ajudou bastante, pois aos fins de semana temos mais tempo. O atendimento foi maravilhoso”, afirmou Nadine.
O “Dia D” é promovido mensalmente pela Secretaria de Saúde e a próxima ação já tem data marcada: 12 de abril, com a temática da Páscoa.
Horário estendido
Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, além do “Dia D”, a Secretaria de Saúde também implantou no município o horário estendido em quatro UBSs. Agora, as unidades Central, Nações, Municípios e da Barra atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h (antes, o horário encerrava às 19h).