Durante a reunião, foi informado que a antiga gestão solicitou e obteve uma extensão de prazo para o envio da documentação necessária para o licenciamento. No entanto, como os documentos não foram encaminhados dentro do período concedido, o IMA arquivou automaticamente o processo.
A Prefeitura de Balneário Camboriú trabalha agora na recuperação da documentação necessária para reabrir o processo, que prevê uma rodovia de aproximadamente cinco quilômetros, ligando o bairro Ariribá à BR-101, com o objetivo de melhorar a mobilidade na região, beneficiando tanto os moradores de Balneário Camboriú quanto os de Itajaí.
Segundo a prefeita, Juliana Pavan, a magnitude da obra confirma a necessidade de buscar outras formas de subsídio. O secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva, informou que o próximo passo é a reunião com a empresa ganhadora da licitação. Agora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente verificará os procedimentos necessários, incluindo a possível exigência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima).