Prefeitura de BC decreta luto de três dias pelo falecimento de Margarida Jorge Leodoro

A Prefeitura de Balneário Camboriú acaba de publicar o Decreto nº 12.078/2025, que institui luto oficial por três dias no município pelo falecimento da líder quilombola Margarida Jorge Leodoro, aos 93 anos de idade, nesta quarta-feira (5) em Balneário Camboriú.

Com o ato, as bandeiras situadas nas unidades administrativas do Município serão hasteadas a meio mastro em homenagem à memória de Margarida Jorge Leodoro.

Matriarca da comunidade quilombola do Morro do Boi, Margarida Jorge Leodoro exerceu reconhecida liderança pelos saberes populares, pela preservação de valores culturais do seu povo e da sua terra e pela luta em favor da identidade e dos direitos de sua comunidade. Além disso, teve a trajetória de vida retratada por objetos culturais como o livro Da Rua dos Pretos à Comunidade Quilombola do Morro do Boi e o ensaio fotográfico A Rua dos Negros.

O Linha Popular manifesta profundo pesar pelo falecimento de Margarida Jorge Leodoro.

Margarida deixa um legado de luta pela preservação da cultura, identidade e direitos de seu povo. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade quilombola.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.