Na primeira edição, haverá oitiva da comunidade para alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2024 (PNAB), oficina sobre Pontos de Cultura e encontro de produtores culturais (saiba mais abaixo).
Dentro do compromisso de democratizar a cultura na cidade, a Fundação Cultural prevê criar ao longo do ano o Programa Municipal de Animadores Culturais, o qual vai possibilitar oficinas em diferentes áreas culturais, e credenciar Pontos de Cultura, que vão levar arte e cultura a diferentes públicos e comunidades.
“O Encontrão da Cultura atende um pedido dos artistas que carecem de momentos de congregação de ideias, de debates. Vai ser o primeiro, e a gente tem vontade de fazer outros ao longo do ano. Este primeiro em específico também vai atender algumas situações que a gente identificou já no início da gestão. Vai ser feita uma oitiva, que é o que a legislação da PNAB exige, referente ao valor de R$ 276.609,22 do edital Cultura Viva do ano passado, que não teve selecionados e vai ser relançado, em fevereiro, num formato de premiação a Pontos de Cultura. A gente já está movimentando os grupos culturais da cidade para que eles concorram a esse edital e sejam pré-certificados como Pontos de Cultura”, diz o diretor-
presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
Na reunião com produtores culturais que vai ocorrer no Encontrão, a Fundação Cultural pretende aproximar esses profissionais e artistas que têm dificuldades na elaboração de projetos culturais. “Os produtores-executivos de cultura são profissionais que elaboram projetos. Muitas vezes os artistas não sabem ou não têm ainda a habilidade de escrever projetos e também não conhecem produtores que possam fazer esses projetos por eles, de forma remunerada. Então a gente vai fazer o link entre esses produtores e os artistas”, comenta Allan.
PROGRAMAÇÃO
– Oitiva de Alteração do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB 2024: um momento para ouvir a comunidade e discutir como utilizar os recursos de 2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que ainda não foram aplicados.
– Oficina sobre Pontos de Cultura com Ministério da Cultura: capacitação conduzida por representantes do Ministério da Cultura, a qual vai destacar a importância dos Pontos de Cultura como ferramenta de inclusão e descentralização cultural.
– Encontro de Produtores Culturais: momento para fortalecer redes de colaboração, criar parcerias e alinhar ações voltadas ao desenvolvimento cultural local, objetivando a construção de um futuro cultural mais inclusivo.