Os registros de falta de água ou baixa pressão são verificados pela equipe de campo da concessionária. A diretora executiva da Águas de Camboriú, Maraísa Mendonça, explica que algumas medidas podem facilitar o atendimento do morador nestes casos. A primeira delas é verificar se o registro está aberto. “Cerca de 30% dos chamados que recebemos são em virtude do registro fechado, quando outra pessoa da família ou crianças mexeram no hidrômetro”, explica.
Outra ação é conversar com os vizinhos para ver se estão sem água. Caso no entorno o abastecimento esteja regular, é possível que o cliente tenha alguma pendência financeira ou algum problema interno. “Esta informação colabora muito para que as equipes já possam entender melhor a situação”, aponta.
Fazem parte das indicações também verificar o site da concessionária, onde são informados sempre as manutenções programadas (interrupção para realização de obras de melhorias) ou ainda reparos emergenciais. Todos os comunicados informam o que está ocorrendo e a previsão de retorno de abastecimento. É importante ainda ter em mãos a matrícula impressa na fatura quando entrar em contato com a concessionária. Ela é uma espécie de RG da ligação e a informação permite um atendimento mais rápido ao usuário.